Lula recebe executivo da GWM, que indica produção de até 45 mil carros por ano no Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu na tarde desta terça-feira (26) o presidente da montadora GWM International, Parker Shi, em uma reunião no Palácio do Planalto.

O dirigente informou que a fábrica da empresa, em Iracemápolis (SP), deve ser inaugurada em 2025 e convidou Lula para participar da cerimônia. A montadora está investindo R$ 10 bilhões no Brasil, até 2030.

A empresa prevê a criação inicial de 700 empregos diretos. A estimativa de produção é de 30 mil a 45 mil carros por ano.

“O executivo da GWM, que visita o Brasil pela primeira vez, reafirmou o interesse da empresa em expandir a participação no mercado automotivo brasileiro, em particular de veículos elétricos e híbridos (elétrico e a combustão, inclusive a etanol). Ele ressaltou o aporte tecnológico significativo previsto e a intenção de criar um centro de pesquisa e desenvolvimento do grupo no Brasil”, informou o Planalto, em nota.

O dirigente também falou ao presidente Lula que a empresa quer suprir outros mercados da América Latina com a produção de automóveis feitas no Brasil, que deve ter início em três anos.

Lula, por sua vez, exaltou na conversa que a indústria automobilística já anunciou investimentos de US$ 130 bilhões, desde o início do terceiro mandato.

(Brasília Hoje)

Autor/Veículo: Folha de São Paulo (Coluna)

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também:

A ANP divulga dados de comercialização recebidos dos distribuidores de combustíveis (Decreto nº 12.930/2026)

ANP publicou hoje (18/6) dados de comercialização de combustíveis enviados pelos distribuidores autorizados pela Agência no âmbito do Sistema de Transparência na Distribuição (STD). A medida atende ao artigo 20 do Decreto nº 12.930/2026 (alterado pelo Decreto 12.974/2026), que regulamenta o Regime Emergencial de Abastecimento Interno de Combustíveis quanto à subvenção econômica

Leia mais... »