Instituto Mauá confirma viabilidade de aumentar para 30% a mistura de etanol anidro na gasolina

O Instituto Mauá de Tecnologia (MAUÁ) confirmou nesta tarde de segunda-feira, 17, a viabilidade técnica para a mistura de 30% de etanol anidro na gasolina. O protocolo de testes havia sido aprovado no fim de 2024 pelo grupo de acompanhamento coordenado pelo Ministério de Minas e Energia (MME). A técnica Luana Camargo apresentou os pontos gerais do estudo.

Com o estudo, a expectativa de agentes do setor é a de que isso abra caminho para que a nova mistura comece a valer ainda neste ano — atualmente, o porcentual de etanol na gasolina é de 27,5%.

Na análise, várias motocicletas apresentaram dificuldades na partida a frio, o processo de ligar um veículo em condições de baixa temperatura ambiente, quando o motor está frio.

“Entende-se que as diferenças encontradas nos testes realizados não são empecilhos para a adoção do E30″, apontou o Instituto Mauá.

O estudo avaliou fatores como dirigibilidade, desempenho e emissões, com ensaios em 16 veículos e 13 motocicletas. Não foram observadas diferenças no desempenho dos veículos “que sejam justificadas pela alteração de combustível e/ou afetará a percepção de dirigibilidade do motorista”, disse a representante do Instituto.

Autor/Veículo: O Estado de São Paulo

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também:

A ANP divulga dados de comercialização recebidos dos distribuidores de combustíveis (Decreto nº 12.930/2026)

ANP publicou hoje (18/6) dados de comercialização de combustíveis enviados pelos distribuidores autorizados pela Agência no âmbito do Sistema de Transparência na Distribuição (STD). A medida atende ao artigo 20 do Decreto nº 12.930/2026 (alterado pelo Decreto 12.974/2026), que regulamenta o Regime Emergencial de Abastecimento Interno de Combustíveis quanto à subvenção econômica

Leia mais... »